Das fábricas às ruas: memórias e atualidade das lutas trabalhistas

26 JUL., 19H30

Das fábricas às ruas: memórias e atualidade das lutas trabalhistas

conversa 1

Conversa em torno dos diferentes ciclos de luta histórica de trabalhadores e trabalhadoras brasileiras a partir dos filmes Nossos Bravos (1987), Memórias de Classe (1989) e Homens de Rua (1991).

 
 

Ewerton Belico

Ewerton Belico vive e trabalha em Belo Horizonte. É curador, programando mostras como parte da equipe do forumdoc.bh. É ainda roteirista (foi co-roteirista do longa-metragem Subybaya, dirigido por Leo Pyrata) e diretor (foi co-diretor -junto com Samuel Marotta - do longa-metragem Baixo Centro, vencedor da XXI Mostra de Tiradentes, e do curta Vira a volta que faz o nó - juntamente com Ricardo Aleixo, Marco Scarassatti e Luiz Pretti).

 

Paulo Galo

Galo dos Entregadores Antifascistas, movimento que se propõe a empoderar o trabalhador através da consciência e luta de classes.

 

Vladimir Seixas

Formado em Filosofia pela UERJ e em Direção Cinematográfica pelo Instituto Brasileiro Audiovisual. Trabalha desde 2008 em direção e roteiro de documentários. Seus filmes investigam as transformações sociais, políticas e culturais no Brasil dos últimos anos a partir das lutas de movimentos sociais e coletivos urbanos. Fundou a produtora Couro de Rato e recebeu a indicação ao Emmy Internacional de melhor documentário por "A Primeira Pedra". Ao todo dirigiu e roteirizou cinco curtas, dois longas, uma série e um telefilme, participando de mais de 50 festivais de cinema e TV onde recebeu diversas premiações.