Movimentos Negros: faces de uma luta coletiva

30 JUL., 19H30

Movimentos Negros: faces de uma luta coletiva

conversa 1

Conversa em torno dos desafios e conquistas de sujeitos e coletivos engajados na luta antiracista a partir dos filmes Alma Negra da Cidade (1991), Retrato em Preto e Branco (1992) e A Exceção e a Regra (1997).

 
 

Bernardo Oliveira

Professor adjunto da Faculdade de Educação/UFRJ, pesquisador, produtor e crítico de música e cinema. É fundador e produtor do selo musical e coletivo QTV (https://qtvlabel.bandcamp.com) e curador do Festival Antimatéria. Co-produziu os filmes "Noite" (2015) e "Sutis Interferências" (2016), de Paula Maria Gáitan, e produziu "Un" (2020), de Sérgio Mekler. Faz parte do projeto Ciranda do Gatilho (2020, SESC-SP). Publicou em 2014 o livro "Tom Zé - Estudando o Samba" (Editora Cobogó) e prepara para 2021 "Deixa queimar — a música, a trajetória e o pensamento de Negro Leo" (Editora Numa).

 

Edileuza Penha

Professora, Documentarista e Pesquisadora. Pós doutora em Comunicação (2018) e doutora em Educação (2013) pela Universidade de Brasília (unB). Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2005), graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 1994). Desde 2006 desenvolve pesquisas na área de cinema, com ênfase no Cinema Negro no Brasil.

 

João Carlos Nogueira

Sociólogo, doutorando em Ciência da Cultura (UTAD-Portugal). Diretor Executivo e Pesquisador do Observatório de políticas e pesquisas Reafro (UFSC). Membro da Cátedra de Combate ao Racismo (UFSC/UNESCO). Coordenador Executivo da Rede Brasil Afroempreendedor.