Vanguarda das lutas: mulheres negras na conquista de direitos

28 JUL., 19H30

Vanguarda das lutas: mulheres negras na conquista de direitos

conversa 1

Conversa em torno das lutas antirracistas de uma perspectiva de gênero a partir dos filmes Almerinda – Uma Mulher de Trinta (1991), São Paulo Abraça Mandela (1991) e Eu, Mulher Negra (1994).

 
 

Dácia Ibiapina

Dácia Ibiapina é piauiense. Mora em Brasília há 28 anos. Diretora, roteirista e produtora de cinema. É professora e pesquisadora aposentada da Universidade de Brasília. Dirigiu em Brasília ou a partir de Brasília 05 filmes documentários de curta metragem, um DocTV de 54 minutos e 03 longas: Entorno da Beleza (2012), Ressurgentes: um filme de ação direta (2014), Cadê Edson? (2019).

 

Fábio Rodrigues

Trabalha na crítica, programação, pesquisa e realização em cinema. Mestrando em comunicação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduou-se na mesma área na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). É membro dos grupos Áfricas nas Artes (Cahl/UFRB) e Poéticas da Experiência (UFMG). Realizador do filme ensaio “Tudo que é apertado rasga” (2019). Compôs a comissão de seleção de festivais, mostras e laboratórios de filmes, a exemplo do FestCurtas BH (2019-2020), Diáspora Lab (2018) e o CachoeiraDoc, festival junto ao qual vem contribuindo ao longo dos últimos anos. Cineclubista, participou do Cineclube Mário Gusmão, Cine Tela Preta, Cinema em Vizinhança, etc. Trabalha como cartazista e escreve críticas para revistas, catálogos e para o blog pessoal Tocar o Cinema.

 

Débora Olímpio

Mestranda em meio ambiente e desenvolimento/UFPR, ativista do movimento de mulheres negras e co-diretora do filme Meia Lua Falciforme (2019).